quinta, 17 agosto 2017
COMUNICADO
Aviso

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Informações

Título
Licenciado Em Biologia
Habilitação
Licenciatura
Duração
3 anos
Nro. Vagas
50

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas tem como objetivos: Formar profissionais capacitados para realizar pesquisas nas diferentes áreas de Ciências Biológicas, bem como para lecionar disciplinas concernentes ao âmbito de sua habilitação. 

O Curso Biologia tem como objetivo a capacitação de profissionais (licenciados) que atuem nas diversas áreas das ciências biológicas, através de uma sólida formação técnica-científica, reunindo teoria e prática e exercitando o espírito crítico, propondo novas formas de atuação no mundo do trabalho.

Atua também perante os diferentes desafios ambientais, buscando as inovações conceituais e metodológicas, consolidadas através da pesquisa e da extensão, de acordo com valores e princípios éticos que valorizam as suas responsabilidades perante a comunidade e o meio em que vive, desenvolvendo habilidades que lhes permitam exercer suas funções com as competências necessárias a sociedade vigente, formando cidadãos cônscios de suas responsabilidades e deveres.

PARA ATINGIR TAIS OBJETIVOS:
O estudante do curso de Ciências Biológicas terá à disposição uma infra-estrutura de ensino bastante completa, com acesso a modernos equipamentos distribuídos nos laboratórios de graduação.

O aluno receberá embasamento teórico e prático para atuar nas diversas especialidades determinadas pelo Conselho Federal de Biologia.

Uma preocupação dos responsáveis pelo curso é permitir aos estudantes contato com as diversas áreas de atuação das Ciências Biológicas antes de se definirem por aquela em que deverão atuar profissionalmente.

Por esse motivo, a estrutura curricular passou por uma reestruturação tornando-se mais abrangente e flexível - disciplinas básicas, específicas, práticas de ensino e estágios supervisionados que possibilitam ao aluno uma visão ampla sobre o meio ambiente, os animais e vegetais e, o homem.

O nosso curso de Biologia encontra-se atualmente no seu décimo primeiro ano de funcionamento, sendo que a 13ª Turma, ingressou em 2013.
É um curso reconhecido pelo MEC, cuja Portaria de Renovação de Reconhecimento é a Portaria nº 286 de 21/12/2012 – nº de ordem: 1456, Registro e-MEC nº 201212082.
O curso tem duração mínima de 3 anos com funcionamento no período noturno.

O MERCADO DE TRABALHO
O BIÓLOGO exerce suas atividades de docência em instituições de ensino fundamental e médio (nas disciplinas Ciências, Ciências Físicas e Biológicas, Educação ambiental e Biologia), e superior, pois o formando estará apto a buscar a continuidade de seus estudos em programas de mestrado e doutorado nas diversas áreas.
Poderá ainda exercer o cargo de Biólogo em institutos de pesquisa, órgãos governamentais, empresas públicas e privadas, laboratórios, clínicas, indústrias, em parques, institutos florestais e zoológicos.

Áreas de Atividades previstas na Resolução nº5 de 02/09/1996 do Conselho Federal de Biologia, que institui a regulamentação para Concessão da “Anotação de Responsabilidade Técnica” no âmbito de serviços inerentes à Profissão de Biólogo:

1. investigar a estrutura e o funcionamento das células,
2. desenvolver pela engenharia genética, substâncias de uso médico para serem produzidas industrialmente (Biologia Molecular);
3. pesquisar reações químicas dos seres vivos (Bioquímica),
4. estudar as plantas sob diversos aspectos como taxonomia, morfologia, anatomia, fitoquímica (Botânica);
5. estudar a anatomia humana (Morfologia),
6. desenvolver organismos a partir de uma única célula (Biotecnologia).
7. pode estudar os impactos ambientais causados pelo homem, estudar as interações animal-planta (Ecologia);
8. pode investigar as leis da hereditariedade e estudar anomalias hereditárias, trabalhar com melhoramento genético (Genética),
9. estudar as bactérias, vírus e outros organismos microscópicos e pesquisar os anticorpos dos seres vivos e utiliza-los no combate as doenças (Microbiologia e Imunologia),
10. estudar os animais sob o ponto de vista taxonômico, ou morfológico por exemplo, as suas formas de vida, seu comportamento (Zoologia),

Sobre o Curso

Portaria
MEC/SERES nº 286, Publicada no D.O.U. em 27/12/2012

Coordenador

  • Coordenador
    Prof. Ms. Alessandra Moreira De Lima
    Docente há 15 anos e 6 meses

Grade e Corpo Docente

  • CORPO DOCENTE
  • GRADE
Ir para o topo