quinta, 25 maio 2017

FÍSICA

Informações

Título
Licenciado
Habilitação
Licenciatura
Duração
4 anos
Nro. Vagas
60

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio contempladas no Projeto Pedagógico do Instituto Superior de Educação da FEF, as disciplinas do Curso de Física possuem uma orientação que visa o aprendizado de conteúdos curriculares de natureza científica, mas principalmente uma reflexão sobre o processo ensino-aprendizagem, através de maior integração entre as práticas pedagógicas de ensino e as disciplinas curriculares, de estágios supervisionados desenvolvidos através de Grupos de Estudo, observação e experiência de classe em escolas de Educação Básica.

CONCEPÇÃO E OBJETIVOS O Curso de Física possui uma orientação que visa ao aprendizado de conteúdos curriculares de natureza científica e, principalmente, a uma reflexão sobre o processo ensino-aprendizagem, por meio de maior integração entre as práticas pedagógicas de ensino e as disciplinas curriculares. Os estágios supervisionados são desenvolvidos através de Grupos de Estudo, da observação e de experiências de classe em escolas de Educação Básica. Objetiva-se, ainda, maior ênfase na formação global do futuro professor, com a oferta de disciplinas das Ciências Humanas e de atividades acadêmicas, científicas e culturais, tais como monitorias, oficinas, atividades de extensão, participação em congressos, entre outras. Para mudar o quadro retrógrado do ensino de Física que atualmente é exercido, nossa proposta é ir além das aulas de conceituação teórica e experimental e contemplar a história da Física, a Filosofia da Ciência e suas conexões com a sociedade e com as diversas áreas da cultura, tornando-a mais agradável. PERFIL DESEJADO DO FORMANDO Os profissionais formados no Curso de Licenciatura Plena em Física serão gestores do processo de ensino e da aprendizagem e integrantes da equipe escolar que compartilhará da construção coletiva de uma escola pública ou privada de qualidade. Para tanto, estarão capacitados a: - desenvolver uma visão abrangente do papel social do educador; trabalhar em equipes multidisciplinares e exercer lideranças; - desenvolver uma aprendizagem continuada, permitindo a inclusão de crianças, adolescentes e jovens no mundo da cultura, da ciência, da arte e do trabalho; - programar o processo de avaliação do desempenho escolar dos alunos, que assegure o acompanhamento contínuo e individual da aprendizagem; - estimular a consolidação de uma escola cidadã, participativa e inclusiva; - avaliar os projetos desenvolvidos pela escola e os seus impactos no desempenho escolar e social dos alunos; - avaliar livros textos, estrutura de cursos e tópicos de ensino, com visão crítica da Física; - utilizar os conhecimentos da Física para a compreensão do mundo que o cerca; - ampliar o conhecimento de disciplinas afins, tais como Matemática, Química, Ecologia, Estatística e Computação, em que a Física encontra suas aplicações; - conhecer sobre a história e a evolução do pensamento científico e da educação em geral e no Brasil e o contexto sócio-econômico em que aconteceram, bem como sobre Psicologia da Educação. CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL O licenciado em Física terá qualificação profissional para o magistério na rede pública e privada das séries finais do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio. Nosso país encontra-se atualmente com déficit de 200.000 professores tornando assim possível o rápido ingresso ao mercado de trabalho, mesmo antes de ter concluído o curso. Poderá, ainda, encaminhar-se aos cursos de pós-graduação Latu e Strictu sensu e atuar no ensino superior. O mercado encontra-se também em expansão nas instituições de pesquisa multidisciplinar, na área médica, meio ambiente, astrofísica, etc.

Sobre o Curso

Portaria
nº 431, de 04/02/2005 - D.O.U. de 09/02/2005
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