sábado, 21 outubro 2017
Aviso

COMUNICADO
  1.      Os Jogos Universitários "Interfef" ocorrem dentro de um Projeto Acadêmico alicerçado nas atividades culturais e desportivas que buscam atuar em favor à universalização e aprimoramento da educação. Estas ações são estimuladas pela Lei n° 9.394/1994, pelo Decreto nº 6.180/2007 e pelo Plano Nacional de Educação.

         Assim, o "Interfef", está inserido no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), faz parte das atividades letivas regulares da IES e dos cronogramas das disciplinas dos cursos. Desta forma as atividades são acompanhadas obrigatoriamente da FREQUÊNCIA DE TODOS OS ALUNOS e não só dos atletas devidamente inscritos nos jogos.

MATEMÁTICA

Informações

Título
Licenciado
Habilitação
Licenciatura
Duração
3 anos
Nro. Vagas
40

O Curso de Matemática da FEF iniciou seus trabalhos no ano de 2005 com uma procura expressiva de interessados, abrindo assim novos campos profissionais aos estudantes de Fernandópolis e região.Dentro da proposta da formação de professores de ensino fundamental e médio, do Instituto Superior de Educação da FEF, as disciplinas do Curso de Matemática possuem uma orientação que visa não só o ensino do conteúdo, mas também uma reflexão do processo ensino aprendizagem, onde será priorizada a questão de `como trabalhar em sala de aula¿, além da ênfase na formação global do futuro professor. 


CONCEPÇÃO E OBJETIVOS

A necessidade contínua de formação de professores para as disciplinas de Ciências e Matemática do ensino fundamental e de Matemática do ensino médio, somada às características da instituição, alicerçam o curso de Licenciatura Plena em Matemática pela Fundação Educacional de Fernandópolis. Para alcançar o principal objetivo da Instituição, que é a capacitação profissional destes alunos, a Fundação Educacional de Fernandópolis disponibiliza aos mesmos, docentes titulados em importantes universidades brasileiras com preocupação e foco principal na qualidade do ¿ensinar a ensinar¿ e ¿ensinar a aprender¿. Sua estrutura física com salas, laboratórios, auditórios, bem como uma biblioteca equipada de salas coletivas e individuais além de um acervo bibliográfico considerável confirmam tal disposição dessa instituição. Contamos ainda com laboratórios de informática com livre acesso aos alunos.

Perfil Desejado do Formando

Os profissionais formados no curso de Licenciatura Plena em Matemática, serão gestores do processo de ensino e de aprendizagem e integrantes da equipe escolar que compartilhará da construção coletiva de uma escola pública ou privada de qualidade. Para tanto terá:
- visão abrangente do papel social do educador; capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares e de exercer lideranças;
- capacidade de aprendizagem continuada permitindo a inclusão de jovens e adolescentes no mundo da cultura, da ciência, da arte e do trabalho;
- capacidade para o desenvolvimento de valores, de atitudes e do sentido de justiça;
- que trabalhar com a pluralidade social e cultural, respeitando a diversidade dos alunos;
- que implementar o processo de avaliação do desempenho escolar dos alunos que assegure o acompanhamento contínuo e individual da aprendizagem;
- que estimular a consolidação de uma escola cidadã, participativa e inclusiva;
- que articular a integração escola-família-comunidade, favorecendo esta parceria;
- que incentivar o engajamento dos alunos e da escola em projetos ou ações de relevância social;
- que avaliar os projetos desenvolvidos pela escola e os seus impactos no desempenho escolar dos alunos;
- visão crítica da Matemática que o capacite a avaliar livros textos, estruturação de cursos e tópicos de ensino;
- capacidade de utilização dos conhecimentos matemáticos para a compreensão do mundo que o cerca;
- capacidade de despertar o hábito da leitura e do estudo independente, e incentivar a criatividade dos alunos;
- conhecimento de disciplinas afins tais como Física, Química, Ecologia, Estatística e Computação, onde a Matemática encontra suas aplicações;
- conhecimentos sobre a história e a evolução da educação em geral e no Brasil e o contexto sócio-econômico em que ela se deu, bem como conhecimento de Psicologia da Educação.

Campo de Atuação Profissional

O licenciado em Matemática terá qualificações profissionais para o magistério na rede pública e privada do ensino fundamental e médio. Poderão, ainda, encaminhar-se aos cursos de pós-graduação e atuar no ensino superior.

O mercado regional encontra-se em expansão, principalmente em unidades de ensino fundamental e médio, que contam com uma população educacional alta nesta faixa etária, e uma carência de profissionais, situação que se manifesta em todo estado de São Paulo; no sul de estados vizinhos como: Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.

No Brasil esse mercado é ainda mais promissor dispondo, na área da Educação, mais de 200.000 vagas prontas para serem ocupadas por esses profissionais. Se levarmos em consideração outros campos de atuação do Matemático, como : consultoria à empresas, industrias, comércio, profissionais liberais (juízes, advogados, engenheiros), bancos etc fica difícil quantificar essas vagas.

Sobre o Curso

Portaria
MEC/SERES Nº 286, Publicada no D.O.U. em 27/12/2012

Coordenador

Grade e Corpo Docente

  • CORPO DOCENTE
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