sábado, 21 outubro 2017
Aviso

COMUNICADO
  1.      Os Jogos Universitários "Interfef" ocorrem dentro de um Projeto Acadêmico alicerçado nas atividades culturais e desportivas que buscam atuar em favor à universalização e aprimoramento da educação. Estas ações são estimuladas pela Lei n° 9.394/1994, pelo Decreto nº 6.180/2007 e pelo Plano Nacional de Educação.

         Assim, o "Interfef", está inserido no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), faz parte das atividades letivas regulares da IES e dos cronogramas das disciplinas dos cursos. Desta forma as atividades são acompanhadas obrigatoriamente da FREQUÊNCIA DE TODOS OS ALUNOS e não só dos atletas devidamente inscritos nos jogos.

SERVIÇO SOCIAL

Informações

Título
Assistente Social
Habilitação
Bacharelado
Duração
4 anos
Nro. Vagas
50

Serviço Social é o nome da profissão e Assistente Social é o/a profissional que exerce a profissão de Serviço Social. Trata-se de uma profissão de nível superior, regulamentada e legitimada na sociedade brasileira. 

O graduando em Serviço Social cursa disciplinas básicas na área de ciências sociais como Filosofia, Ética e Cidadania, Sociologia, Psicologia Social e Geral, Estudos Sócio-Antropológicos, Economia Política, Tecnologia e Sociedade, Comportamento e Liderança, Empreendedorismo, Educação Ambiental dentre outras, que o fundamenta na analise e conhecimento científico da realidade social, econômica, política e cultural de forma crítica e propositiva. Bem como, o mundo do trabalho contemporâneo e suas transformações.

As disciplinas específicas da área que o instrumentalizam para invetigação/intervenção nessa realidade contraditória da sociedade capitalista são Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social, Seguridade Social, Políticas Sociais (de Assistência Social, Saúde, Educação, Habitação e Previdência Social), Planejamento Social, Investigação da Prática, Ética Profissional, Serviço Social e Relações de Gênero, Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Processos de Trabalho e Serviço Social, Gestão Social, Pesquisa em Serviço Social, Classes e Movimentos Sociais, Trabalho e Questão Social, Serviço Social Organizacional, Trabalho de Conclusão de Curso, entre outras, que compõem a matriz curricular da formação profissional em Serviço Social conforme as orientações das Diretrizes Curriculares para o Curso (MEC).

A partir do 5ºsemestre do curso, os/as estudantes de Serviço Social iniciam suas atvidades de estágios curriculares obrigatórios, supervisionados por professores/as e assistentes sociais inseridos em diferentes areas de atuação profissional. As atividades ligadas ao ensino e a formação profissional, tem sempre o pluralismo metodológico, discutido e defendido pelas Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e pelo conjunto CRESS (Conselho Regional de Serviço Social) e CFESS (Conselho Federal de Serviço Social).

O curso possibilita, ainda, a participação dos/as estudantes em atividades extras curriculares como: palestras, seminários, painéis dos campos de estágio, oficinas pedagógicas, oportunidade de investigação e pesquisa científica, como também cursos de extensão e semanas de estudos.

As áreas de trabalho do Bacharel em Serviço Social estão em expansão e vinculam-se especialmente á área da Educação, Habitação, Saúde, Assistência Social, no poder Judiciário, na Previdência Social, em Empresas Privadas, Órgãos de Administração Pública, Organizações Populares, Organizações Não-Governamentais, entre outros.

O perfil profissional do/a Assistente Social deve ser justamente a possibilidade de associar a unidade teoria e prática apreendida no contexto do Ensino, Pesquisa e Extensão para que possa planejar, elaborar, executar e avaliar políticas sociais públicas, bem como, ser um profissional crítico e propositivo mediante a realidade em que se manifestam as expressões da questão social, as quais são oriundas da sociedade capitalista desigual e injusta socialmente, e se materializa como o objeto de investigação/investigação científica e intervenção do/a profissional de Serviço Social.

Sobre o Curso

Portaria
MEC/SERES nº 821, Publicado no D.O.U. em 02/01/2015.

Coordenador

Grade e Corpo Docente

  • CORPO DOCENTE
  • GRADE
Ir para o topo