Imagem da Notícia: Estágio Supervisionado Fisioterapia do trabalho e Ergonomia

Estágio Supervisionado Fisioterapia do trabalho e Ergonomia

LER/DORT/AMERT são as denominadas doenças ocupacionais, doenças relacionadas ao trabalho ou doenças do trabalhador.

Para fortalecer a presença da saúde do trabalhador na saúde coletiva sobre a doença supracitada, o Ministério da Saúde decreta portaria n° 777/GM de 28 de Abril de 2004, onde se lê os LER e DORT, entre outras, são agravos à saúde do trabalhador de notificação compulsória em rede de serviços de sentinela especifica no SUS.

Verificamos a importância da inserção dos graduandos do Curso de Fisioterapia, da Fundação Educacional de Fernandópolis, na área da Fisioterapia do trabalho e Ergonomia com estratégias de ensino-aprendizagem teórico-prático que lhes proporcionem uma formação profissional condizente com a realidade atual e portanto, condizente com os princípios do Sistema Único de Saúde e das Leis Orgânicas de saúde 8080 de 1990 e 1142 de 1990. Devemos também, priorizar as diretrizes curriculares nacionais para o ensino de graduação em fisioterapia que definem: o curso de graduação em fisioterapia tem como perfil do formando egresso/profissional o fisioterapeuta, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual.  Detendo visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade.

Quando se trata de formação e capacitação do aluno, para área da Saúde Coletiva o embasamento teórico dado em sala de aula é muito importante, porém insuficiente. Para tanto se faz necessário à vivência prática no campo da Fisioterapia do trabalho. Neste contexto queremos descrever a atuação dos graduandos de fisioterapia no estágio supervisionado – Fisioterapia do trabalho e ergonomia, que atualmente acontece com os servidores do FÓRUMda comarca de Fernandópolis.

Desenvolvemos as seguintes ações: Prevenir queixas músculo-esqueléticas nas atividades laborais; Análise ergonômica do posto de trabalho; Promover palestras; Realizar orientações posturais e ergonômicas aos servidores; Avaliar a postura e a analisar a biomecânica das tarefas nos postos de trabalho, promovendo a adequação do posto e das posturas para um melhor desempenho; Exercícios laboral;

Estudantes envolvidos: oitavo semestre de fisioterapia da FEF.

Docente responsável: Andréia Dias

Mais Notícias

Faça seu comentário

Seu e-mail não será exibido!



Ir para o topo