Loading

Psicologia »


Um curso para quem pretende conhecer os processos de desenvolvimento humano, descrever e compreender o comportamento das pessoas e estudar o relacionamento dos indivíduos com seus semelhantes e com o seu ambiente. Nosso curso, enfatiza a capacitação profissional para atuação em diferentes campos e populações, desenvolvendo competência e conhecimentos científicos e práticos, criando uma postura investigativa, participativa e responsável.

Neste curso você receberá um diploma de formação em Psicologia que o habilitará a ser um pesquisador das variáveis que atuam e modificam o comportamento do ser humano. Terá também, a formação de profissional com direito a registro e atuação nas áreas clínicas, organizacional, saúde, escolar e comunitária.

Este curso dará ainda a você a oportunidade de participar de outras profissões, que buscam na Psicologia uma parceria de apoio. Por exemplo: a engenharia de trânsito, as modalidades esportivas, empresas, indústrias, escolas, teatros, áreas médicas e hospitalares, áreas da saúde e da comunidade, agências de comunicação etc.

Além disso, o curso oferecerá a você uma rica oportunidade de crescimento cultural e individual. Esse crescimento é percebido pelos alunos desde o primeiro semestre, porque o curso tem como objeto de estudo e de análise o ser humano. Ele é um espaço/lugar onde as pessoas se encontram mediante a possibilidade de darem às suas vidas novas possibilidades de ser. O psicólogo é aquele que tem a intenção de ser um especialista em gente, que traz o desejo de ampliar em si mesmo e, por conseqüência, nos outros o sentido da vida.

Neste curso você vai estudar as grandes linhas psicoterapêuticas, compreendendo a sua evolução histórica, os cruzamentos filosóficos e as implicações ideológicas decorrentes de sua construção.

A Fisiologia, Estatística, Psicologia Geral e Experimental, Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade, Psicologia Social e Psicopatologia Geral são as matérias básicas e obrigatórias do curso. As disciplinas de formação profissional configuram-se entre as de Técnicas de Exame e Aconselhamento Psicológico, Ética, Psicologia do Esporte, Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Seleção e Orientação Profissional, entre outras.

O último ano é exclusivo para as práticas desenvolvidas em estágios supervisionados semanalmente nas áreas clínica, educacional, organizacional, comunitária e da saúde. Durante todo o ano de estágio você aprenderá fazendo. Para tanto, contará com uma equipe técnica especializada para auxiliá-lo a corrigir os possíveis erros cometidos nessa fase de treinamento.

O curso de Psicologia tem gerado muitas curiosidades e expectativas de conhecimento e realização entre os seus candidatos. É um belíssimo e instigante campo de saber e de atuação. É uma área emergente, de muitas possibilidades de atuação profissional e de grande importância ao mundo de hoje.

Para que isso possa acontecer com você, a FEF tem cuidado de escolher os melhores profissionais para compor a sua equipe docente para bem atender às necessidades daqueles que se interessam em fazer aqui o curso de Psicologia, porque compreende que você é uma pessoa que exige qualidade.

Campo de atuação

O campo tradicional de trabalho para o psicólogo está nas atividades clínicas de saúde, nas escolas (Psicologia da Educação) e nas organizações empresariais (Psicologia Organizacional). É sobretudo na área de Psicologia Organizacional que o psicólogo tem encontrado suas melhores oportunidades para fazer carreira profissional, principalmente em empresas de grande porte e de consultoria de recursos humanos.

No entanto, tem crescido a oferta de empregos na área de saúde, em que o tradicional campo, antes ocupado pelos consultórios particulares, está cedendo terreno à expansão das instituições públicas e particulares. E há setores emergentes que vêm requisitando cada vez mais os serviços profissionais do psicólogo, como o esporte, as instituições voltadas para o atendimento à terceira idade e sobretudo a justiça, em que a Psicologia Forense tem aberto valioso espaço em estabelecimentos penais, varas de justiça e delegacias. O aumento da população idosa trouxe uma exploração da clientela nas três áreas de atuação do psicólogo, obrigando-o a uma permanente atualização de seus conhecimentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  Coordenador do curso

Radila Fabricia Salles
E-mail radila@fef.br
Título: Mestre

» Fazer inscrição do vestibular

  Informações

Habilitação do curso:
Bacharelado
Duração:
5 anos
Turnos: Matutino e Noturno
Vagas: 50
Regime de matrículas: Semestral
Carga Horária: 4006 h
Inicio do Funcionamento: 2000

Reconhecimento do curso Nº Portaria: 703 - Data da Portaria: 18 de Dezembro de 2013. Data da Publicação: D.O.U 19/12/2013.