Imagem da Notícia: FEF realiza palestra com o tema Cannabis medicinal: da planta ao medicamento

FEF realiza palestra com o tema Cannabis medicinal: da planta ao medicamento

Nesta quinta-feira (20/04), a FEF – Fundação Educacional de Fernandópolis, por meio do curso de Farmácia, realizará uma palestra sobre o tema “Cannabis medicinal: da planta ao medicamento”, durante o encerramento da V Semana Integrada de Estudos e XIX Ciclo de Atualização Farmacêutica da FEF.

O encontro será marcado com a presença da Dra. Margarete Akemi Kishi, que irá apresentar informações relevantes e confiáveis sobre os avanços nos tratamentos do uso medicinal da Cannabis em pacientes que sofrem com diversas patologias, além dos aspectos regulatórios do produto. A Cannabis medicinal é hoje, um dos temas mais comentados no ramo farmacêutico.

Margarete Akemi Kishi é farmacêutica especialista em Homeopatia, Fitoterapia e Medicina Chinesa. Farmacêutica clínica com ênfase em práticas integrativas e complementares no SUS e em Cannabis medicinal. A palestrante é docente de graduação e pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, professora do curso de Especialização em Homeopatia e Fitoterapia do Instituto Homeopático e das Práticas Integrativas – IHPI, coordenadora do Comitê/Cannabis Medicinal - Conselho Regional de Farmácia SP, e do grupo de trabalho sobre Cannabis/Conselho Federal de Farmácia.

O tema é recorrente na área da Saúde no momento. Na última quarta-feira (19/4), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que tem como objetivos promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico em nosso país, divulgou uma nota técnica que aborda as evidências encontradas até o momento nos tratamentos terapêuticos com o uso da cannabis e seus derivados.

A Fiocruz, que é vinculada ao Ministério da Saúde, considerada a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina, informa em sua nota técnica, que um número crescente de pesquisas aponta para o potencial terapêutico de canabinoides, entre eles o canabidiol (CBD) e o delta-9-tetrahidrocanabinol (THC), para diferentes condições clínicas e enfermidades. Os pesquisadores responsáveis pelo documento destacam que algumas pesquisas são conclusivas em apontar a segurança e eficácia dos canabinoides na redução de sintomas e melhora do quadro de saúde para dor crônica, espasticidade, transtornos neuropsiquiátricos e náusea, vômito e perda do apetite ligados ao tratamento com quimioterapia.

Além de detalhar evidências e referências técnicas sobre as condições de saúde acima, a nota técnica ainda reforça a necessidade de se avançar no desenvolvimento de pesquisas no Brasil, com a realização de estudos clínicos de diferentes condições, na capacitação de médicos e outros profissionais de saúde sobre o uso terapêutico da cannabis e derivados.

Para os pesquisadores da Fiocruz, “é indispensável assegurar uma regulamentação abrangente e eficiente para uma ampla gama de formas farmacêuticas da cannabis e derivados, sempre respaldadas por evidências sólidas de segurança e eficácia terapêutica”.

Todas essas recentes informações científicas, bem como o andamento das pesquisas de ponta na área, serão tema da palestra de hoje do curso de Farmácia da FEF.

Mais Notícias

Faça seu comentário

Seu e-mail não será exibido!



Ir para o topo