• Imagem da Galeria da Notícia: OFICINA CARTOGRAFIA TÁTIL - INTEGRAÇÃO DOS CURSOS HISTÓRIA E PEDAGOGIA
  • Imagem da Galeria da Notícia: OFICINA CARTOGRAFIA TÁTIL - INTEGRAÇÃO DOS CURSOS HISTÓRIA E PEDAGOGIA
  • Imagem da Galeria da Notícia: OFICINA CARTOGRAFIA TÁTIL - INTEGRAÇÃO DOS CURSOS HISTÓRIA E PEDAGOGIA
  • Imagem da Galeria da Notícia: OFICINA CARTOGRAFIA TÁTIL - INTEGRAÇÃO DOS CURSOS HISTÓRIA E PEDAGOGIA
  • Imagem da Galeria da Notícia: OFICINA CARTOGRAFIA TÁTIL - INTEGRAÇÃO DOS CURSOS HISTÓRIA E PEDAGOGIA
  • Imagem da Galeria da Notícia: OFICINA CARTOGRAFIA TÁTIL - INTEGRAÇÃO DOS CURSOS HISTÓRIA E PEDAGOGIA
  • Imagem da Galeria da Notícia: OFICINA CARTOGRAFIA TÁTIL - INTEGRAÇÃO DOS CURSOS HISTÓRIA E PEDAGOGIA
  • Imagem da Galeria da Notícia: OFICINA CARTOGRAFIA TÁTIL - INTEGRAÇÃO DOS CURSOS HISTÓRIA E PEDAGOGIA
  • Imagem da Galeria da Notícia: OFICINA CARTOGRAFIA TÁTIL - INTEGRAÇÃO DOS CURSOS HISTÓRIA E PEDAGOGIA
  • Imagem da Galeria da Notícia: OFICINA CARTOGRAFIA TÁTIL - INTEGRAÇÃO DOS CURSOS HISTÓRIA E PEDAGOGIA
  • Imagem da Galeria da Notícia: OFICINA CARTOGRAFIA TÁTIL - INTEGRAÇÃO DOS CURSOS HISTÓRIA E PEDAGOGIA

OFICINA CARTOGRAFIA TÁTIL - INTEGRAÇÃO DOS CURSOS HISTÓRIA E PEDAGOGIA

No dia 13 de abril, foi realizada, nas dependências da FEF, a Oficina sobre Cartografia Tátil.  Nesta atividade, os alunos do 3º semestre do curso de História, sob a orientação da professora Sandra Regina Alves de Souza, da disciplina Prática de Ensino, partilharam seus conhecimentos com os alunos do 7º e 8º semestres de Pedagogia.

 Essa atividade proporcionou a interação dos cursos de História e Pedagogia, pois o conhecimento não tem fronteiras e não se limita a quatro paredes de uma sala ou a um único curso.  

O objetivo central dessa atividade, além da interação dos alunos, é, sem dúvida, a partilha de conhecimentos voltados à Educação Inclusiva, pois a confecção de mapas táteis viabiliza a leitura cartográfica às pessoas com deficiência visual em todas as etapas da Educação Básica.

Na confecção dos mapas, utilizaram-se materiais recicláveis e papéis de diversas texturas para possibilitar a leitura tátil dos mesmos. 

Vale destacar que, em ambos os cursos, há alunos com deficiência visual, três desses participaram da atividade e salientaram a importância desse trabalho, pois   temos que  oferecer  a todos os alunos  meios para que ocorra a aprendizagem. 

Segundo o aluno Gustavo, de História, o primeiro contato com os mapas táteis deu-se na Faculdade durante as aulas de Prática, e as dificuldades estão sendo superadas dia a dia. O aluno Caio Grizosto, do 5º semestre de Pedagogia, foi convidado a escrever em braille  e a ler as legendas  com o aluno Gustavo. Caio ressalta que, desde o sexto ano do Ensino Fundamental, teve acesso aos   mapas  adaptados, por isso os manuseia com facilidade. Já o aluno Ricardo Ramos, do 7º semestre de Pedagogia, falou da alegria de ver este trabalho sendo realizado, “é uma questão de cidadania e sentimento de pertencimento”.

Tanto os alunos  de História como os de Pedagogia são unânimes em suas falas quanto à importância  de se oportunizar  meios e recursos para a aprendizagem de todos os alunos, independentemente de serem ou não deficientes, pois quanto  antes as crianças tiverem acesso aos saberes, mais conhecimentos serão agregados à construção de nosso “capital cultural”.

Cabe ressaltar a alegria dos alunos de História de estarem colocando em prática aquilo que estudaram na teoria, assim como os alunos de Pedagogia que ampliaram seus horizontes. Alguns chegaram a mencionar  que  aprofundarão o tema,  mediante pesquisas  para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

Os cursos de História e Pedagogia da  Fundação Educacional de Fernandópolis, através desta e de outras atividades,   viabilizam a  aprendizagem interativa e inclusiva e o exercício  da cidadania.  Agradecemos todos os alunos envolvidos e a coordenadora do Curso de Pedagogia, Maria Lúcia da Cruz, e o coordenador do Curso de História, André Luis da Silva, que apoiaram a proposta da professora Sandra Regina Alves de Souza e alunos do Curso de História.

Mais Notícias

Faça seu comentário

Seu e-mail não será exibido!



Ir para o topo