• Imagem da Galeria da Notícia: Coordenador do curso de Jornalismo da FEF Lança Livro sobre Cinema em São Paulo
  • Imagem da Galeria da Notícia: Coordenador do curso de Jornalismo da FEF Lança Livro sobre Cinema em São Paulo
  • Imagem da Galeria da Notícia: Coordenador do curso de Jornalismo da FEF Lança Livro sobre Cinema em São Paulo

Coordenador do curso de Jornalismo da FEF Lança Livro sobre Cinema em São Paulo

O professor, e também coordenador do curso de Jornalismo da FEF – Fundação Educacional de Fernandópolis, Marcelo dos Santos Matos, participou do lançamento do livro “Experiência estética da arte no cinema pós-moderno”. O evento aconteceu recentemente, na sede da livraria Martins Fontes, em São Paulo. Além do professor da FEF, o livro contou com capítulos de acadêmicos de peso na área da comunicação como Lúcia Santaella da semiótica, Leda Tenório do Nouvelle vague e Juan Droguett sobre o estado da arte no cinema pós-moderno. Também participou do lançamento Cláudia Dalla Verde, roteirista dos programas Castelo Rá-Tim-Bum, Mundo da Lua e Disney Cruj.

O professor Marcelo Matos participou do 5º livro do grupo de cinema do Instituto Juan Droguett falando sobre o filme Roma, do diretor mexicano Alfonso Cuarón. “Nesse texto priorizei a poética da linguagem do diretor, baseado em suas reminiscências, como também busquei dissecar as camadas de sentido do filme sem dar spoilers já que se encontra disponível na Netflix”, comenta o autor.

Nesta edição podemos ler análises de diversos filmes sob a ótica da experiência estética. Além de Roma, já citado, na coletânea há textos dos filmes “Bohemian Rhapsody” sobre Freddie Mercury e a banda inglesa Queen, “Parasita” que foi um filme coreano vencedor de Oscar, “A casa que Jack construiu” do polêmico diretor dinamarquês Lars von Trier, “Bacurau” que representa o cinema nacional contemporâneo, “Coringa” sobre as facetas da sociedade na inversão dos valores com o anti-herói, “Era uma vez em Hollywood” com a ironia sarcástica de um Tarantino metalingüístico, além de capítulos sobre obras dos diretores Stanley Kubrick e Pedro Almodóvar, entre outros.

O grupo de cinema do Instituto Juan Droguett já planeja o lançamento da 6ª edição que está em fase final de produção. A próxima edição da coletânea, a sexta da série sobre as experiências estéticas no cinema irá abordar a questão dos gêneros cinematográficos.

Mais Notícias

Faça seu comentário

Seu e-mail não será exibido!



Ir para o topo